KENNETH HAGGIN


Kenneth Erwin Haggin
(1917 - 2010)

         Haggin nasceu e foi criado entre os batistas, em McKinney, no Texas, mas dizem que de 1936 a 1938 ele pastoreou uma igreja intercofecional numa cidade do interior próxima a Roland. No entanto, um ano antes de seu primeiro pastorado, ele conheceu as práticas pentecostais nas tendas pentecostais em Mckinney, nos cultos dirigidos pelo pastor Albert Ott, das Assembléias de Deus. Dois anos depois, Haggin recebeu o batismo do Espírito. Haggin só foi ordenado ministro assembleiano em 1942.
         Após renunciar a seu último cargo de pastor, em 1949, Haggin atravessou os Estados Unidos como evangelista itinerante. Ele se inspirou nos evangelistas de cura do pós-guerra, mas só conheceu o coordenador do movimento, Gordon Lindsay em 1953. Dois anos depois, Haggin entrou para a associação de evangelistas A VOZ DA CURA. Com a ajuda de Lindsay, Haggin escreveu seu primeiro livreto, Redimidos da Miséria, da da Enfermidade e da Morte, publicado em 1960. Nesse período o avivamento de cura estava em decadência e foi sucedido pelo avivamento carismático.
         Por meio das convenções da ADHONEP, de Demos Shakarian, as pregações de Haggin sobre cura divina passaram a ser bem recebidas entre os carismáticos não pentecostais. Durante esse mesmo período, as relações formais entre Haggin e as Assembléias de Deus foram rompidas quando ele criou a Associação Evangelística E. Haggin, em 1962.
         Em 1966, Haggin mudou-se de Garland, no Texas, para Tulsa, Oklahoma, onde começou o primeiro Seminário Radiofônico da Fé. Dois anos depois, Haggin produziu um informativo, o jornal Palavra da Fé. Em 1974, fundou o Centro de Treinamento Bíblico Rhema, perto de Broken, Arrow, tendo formado mais de 10 mil alunos. Estes, por sua vez, implantaram outras congregações da “fé” dentro e fora dos Estados Unidos. Por meio da Associação Internacional Ministerial Rhema, criada em 1985, mil congregações locais se ligaram oficialmente ao ministério de Haggin. Além disso, líderes influentes, como Ken e Glória Copeland, Jerry Savelle, Norvel Hayes e Frederick K. C. Price, consideram Haggin seu mentor.

Geir Lie